a- A+

Dúvidas Exames Laboratoriais

É comum ter dúvidas antes de realizar seu exame laboratorial. Nós estamos sempre prontos para ajuda-lo e reservamos esse espaço para responder as perguntas mais frequentes. Se sua dúvida for outra ou quiser entender melhor alguma questão, entre em contato conosco

CLAB ATENDE:
TEL.: 71 35350035
WHATSAPP: 71 99255.9576
E-MAIL: clab@clab.com.br


DÚVIDAS EXAMES LABORATORIAIS

Para fazer exame de sangue, o jejum é obrigatório?
Não. Para a maioria dos exames fica definido o fim do jejum.
Seguindo uma tendência mundial, a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica e as Sociedades Brasileira de Análises Clínicas,  Cardiologia, Diabetes, Endocrinologia e Metabologia, Patologia Clínica e Medicina Laboratorial e o Departamento de Arterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia, defiram em um CONSENSO a flexibilização do jejum.
Porém, alguns exames como a Glicemia (açúcar no sangue) ainda precisam do jejum de 8 h. Converse com seu médico se esse exame pode ser substituído pela Hemoglobina Glicada (HbA1c) pois este não precisa de jejum.

Quais exames laboratoriais ainda necessitam fazer jejum?
• Proteína ligadora de IGF - 4 horas
• Homocisteína - 6 horas
• Haptoglobina - 6 horas
• Peptídeo C - 8 horas
• Tolerância à lactose - 8 horas
• Tolerância à glicose - 8 horas
• Vitamina B6 - 8 horas
• Vitamina C - 8 horas
• Glicemia - 8 horas
• Gastrina - 12 horas
• Adiponectina - 12 horas
• Absorção de triglicérides - 12 horas
Ou por qualquer orientação médica

Por que não preciso mais fazer o jejum para a maioria dos exames?
Porque desta forma a coleta é mais segura, diminuindo risco de intercorrências e ainda o estado do paciente alimentado predomina durante a maior parte do dia não interferindo nos resultados.

Como fica a jejum para crianças?
• Menores de 1 ano devem fazer o intervalo entre as mamadas (jejum de 3 horas);
• De 1 a 4 anos devem fazer 6 horas de jejum;
• E a partir dos 5 anos, o critério utilizado será igual ao dos adultos.

Pode-se fumar antes de fazer um exame?
Não, para testes de agregação plaquetária, glicemia e curva glicêmica. Assim, no momento do exame, informe ao técnico da coleta.

Os medicamentos interferem nos exames laboratoriais?
Em alguns casos sim. Desta forma, é importante você informar, antes do exame, quais são os remédios que você está tomando.

Quais exames laboratoriais necessitam de abstinência sexual?
A abstinência sexual é recomendada com período distintos a depender do exame a ser realizado. Por exemplo o exame de PSA necessita de 48h de abstinência sexual.
É recomendável não realizar relação sexual na véspera do exame matinal de urina, no sentido de evitar aumento de leucócitos e hemácias na amostra. Nos casos em que há relação sexual, é possível que seja encontrado espermatozóides na amostra a ser analisada.

Por que, às vezes, após a coleta de sangue, o local fica roxo?
O hematoma (extravasamento de sangue para fora da veia), embora raro e sem maior consequência, é uma reação orgânica que pode ocorrer apesar do empenho do Laboratório CLAB em utilizar os mais avançados materiais e sistemas para obtenção de amostra de sangue. Pode ocorrer em virtude de o paciente usar algum medicamento que altera a coagulação do sangue, possuir veias finas, delicadas, com muita pressão e da falta de boa compressão no local da punção. Se o hematoma ocorrer nas primeiras 24 horas após a coleta, utilize compressa de gelo e medicamento de uso tópico com ação antiinflamatória e analgésica. Após as 24 horas utilize bolsa quente com a mesma medicação.

Bebidas alcoólicas interferem nos exames de sangue?
Sim, especialmente na determinação dos triglicerídeos e gama-glutamiltransferase (GGT). Por isso, o ideal é não ingerir bebida alcoólica, pelo menos dois dias, antes de fazer o exame.

O esforço físico interfere nos exames laboratoriais?
Em alguns exames, sim. Após esforço físico, testes como LDH, CPK e Triglicérides terão valores diferentes daqueles que a pessoa realmente possui.

Por que devemos desprezar o primeiro jato, quando realizamos exames de urina comuns?
Porque com o primeiro jato são carreadas células e bactérias normalmente presentes na uretra. Situações em que seu médico precise avaliar o primeiro jato urinário, ele irá emitir uma solicitação específica.

Pode ser feita a coleta durante o período menstrual?
Os exames realizados no sangue podem ser realizados em qualquer fase do ciclo menstrual (mesmo durante a menstruação), sempre respeitando a orientação recebida pelo médico. A coleta de exames de urina e fezes, entretanto, deve ser evitada durante a menstruação uma vez que pode ocorrer a contaminação das amostras com sangue falseando resultados.

No caso de gripe, resfriado ou febre, pode-se coletar sangue?
Não há problema. Alguns exames são solicitados em razão da febre para verificar se ela é proveniente de uma infecção.
 

Central de Atendimento: (71) 3535.0035

Direitos Reservados - CLAB - 2013 - PROJETO WEB - BDG-BRASIL