Você já parou para perguntar sobre as doenças da mulher mais comuns? Desenvolver hábitos saudáveis e fazer exames preventivos são essenciais para todos, mas existem problemas recorrentes entre as mulheres que exigem mais atenção.
Nesse caso, conhecer essas doenças é muito importante para preveni-las. Sendo assim, se torna possível tomar algumas medidas preventivas para evitar o surgimento desses problemas, ou pelo menos identificá-los com antecedência.
Quer saber mais sobre esse assunto? Continue lendo este artigo para aprender sobre as doenças femininas mais comuns!
Endometriose
Na endometriose, é possível detectar a presença do endométrio na cavidade uterina, como nas trompas, ovários, intestinos ou bexiga. Este é o tecido que reveste o interior do útero e é expelido durante a menstruação.
O motivo de sua mudança para outros órgãos não é claro, mas há sinais de comportamento genético, o que significa que quando a mãe ou irmã do paciente tem um problema, o risco é maior. Dentre os principais sintomas, podemos citar:
cólicas fortes durante a menstruação.
durante a dor pré-menstrual ou durante a relação sexual;
fadiga crônica;
menstruação irregular ou sangramento intenso;
dificuldade na gravidez ou infertilidade;
alterações na urina e no intestino durante a menstruação.
Pode ser tratada com medicamentos, como analgésicos e antiinflamatórios, ou pode ser tratada com cirurgia. As indicações dependem da gravidade da condição e, em muitos casos, os dois métodos são usados em combinação para fornecer os melhores resultados.
SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos)
Essa síndrome causa alterações nos níveis hormonais, resultando em cistos nos ovários, tornando-os maiores. Os principais sintomas são menstruação irregular e alta produção de testosterona. Além da presença de microcistos, também produz pelos na face, tórax e abdômen. Também é comum que as mulheres tenham acne e obesidade.
Não é possível determinar a causa do problema, mas a principal hipótese é que ele tenha origem genética e esteja relacionado à ação da insulina no organismo.
O diagnóstico e o tratamento são essenciais porque a doença, além de ser causa comum de infertilidade, também aumenta o risco de diabetes, doenças cardiovasculares e câncer endometrial.
O tratamento varia dependendo da condição, mas pode incluir o uso de anticoncepcionais, dieta, atividade física, indução da ovulação, uso de medicamentos para diabetes ou cirurgia.
Câncer de mama
Depois do câncer de pele, o câncer de mama é a doença mais comum entre as mulheres. A maioria dos casos é assintomática, portanto, além da mamografia e da ultrassonografia mamária, o principal método de detecção da doença é a verificação de nódulos por meio do autoexame.
No entanto, devido à doença, outros sintomas também podem ocorrer, como secreção do mamilo, alterações na pele da mama ou nódulos axilares. O tratamento geralmente inclui cirurgia para remover nódulos e depende do diagnóstico, quimioterapia e/ou radioterapia.
Nesses casos, o diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de recuperação completa do paciente e evitar a cirurgia invasiva para o tratamento do câncer. Ao mesmo tempo, alguns exames laboratoriais (como o BRCA1 e BRCA2, um teste genético que avalia a presença de mutações nestes genes) podem ajudar antes de decidir realizar a cirurgia preventiva de retirada e reconstituição de mamas - a mesma realizada pela atriz Angelina Jolie - que reduz o risco de a doença aparecer, em muitos casos.
Em alguns casos, é impossível prevenir as doenças da mulher, mas o diagnóstico precoce é essencial para o tratamento, a fim de evitar o agravamento da doença ou o desenvolvimento de outros problemas de saúde. Entre eles, estão fazer exames ginecológicos periodicamente, realizar os demais exames de rotina e cultivar hábitos saudáveis.
Agora que você sabe quais são as doenças da mulher e como se prevenir, conheça o Check-Up Pacote Mulher do CLAB Laboratório e agende já seus exames!
Comments