Buscar

Prevenção de Doenças: Veja como cuidar melhor da sua saúde.




No que se trata de cuidar da saúde, a prevenção de doenças é sempre a melhor abordagem. Ter o cuidado diário com a integridade física, mental e emocional ajuda a manter bons hábitos de prevenção.


Portanto, mesmo que seja difícil evitar todas as doenças, com certeza se livrará de algumas delas e viverá com um sistema imunológico fortalecido. Isso ajuda a aliviar os sintomas muito comuns — ligados ao estresse e má qualidade de vida — aos quais geralmente não prestamos muita atenção, como dores no corpo, tosse e cansaço.


Quer aprender mais sobre este assunto e saber como cuidar da sua saúde com pequenos hábitos diários? Continue lendo e confira algumas das dicas que preparamos para você!


Mantenha uma dieta equilibrada

Não é exagero dizer que uma alimentação saudável é a base de quem busca a felicidade e a longevidade. Para isso, o truque é priorizar alimentos frescos, ricos em fibras e água. Diversifique sua alimentação diária; coma mais verduras, frutas e legumes, principalmente as da estação, pois são mais gostosos, baratos e fáceis de encontrar.


Evite exagerar no sal, açúcar e alimentos gordurosos. Contanto que você mantenha um equilíbrio e priorize a qualidade e a densidade de nutrientes em suas refeições, comer aquele docinho e salgadinho em festas, por exemplo, não será um problema.


Além desses cuidados, saiba que seu organismo também está preparado para prevenir doenças. Por isso, preste bastante atenção ao menor sinal de intolerância alimentar para evitar o consumo de tais alimentos novamente.


Beba água o suficiente

Para adultos, a quantidade média recomendada de água por dia é, no mínimo, de 2 litros. No entanto, esse volume varia de acordo com a idade, altura, peso e nível de exercício físico diário. Na dúvida, beba sempre mais água!


Afinal, a água faz bem a tudo. Não só constitui 70% do nosso peso corporal, mas também hidrata, permite a transmissão de nutrientes no corpo humano, ajuda a digestão, reduz a retenção de líquidos e favorece a circulação sanguínea.


Faça exercícios físicos regularmente

A preguiça às vezes fala alto, mas ela não pode atrapalhar a prática de exercícios, já que ela é uma importante aliada na prevenção de doenças. Quando isso acontecer, o truque é encontrar alguma atividade física que lhe agrade, que seja divertida e que consiga praticá-la a longo prazo.


Se possível, faça tanto exercícios aeróbicos (como caminhada, corrida e natação) quanto exercícios que envolvam força, que estão mais diretamente relacionados ao treinamento com pesos. Afinal, cada modalidade tem funções distintas e torna o gasto energético mais eficiente, além de ajudar a manter um peso saudável, preservar a massa muscular e aumentar a disposição.


Preze por noites de sono de qualidade

Você sabia que dormir também é uma boa forma de prevenir doenças? Às vezes você presta muita atenção à sua dieta e aos exercícios diários, mas se esquece de prestar atenção à qualidade do sono.


Durante o sono, muitas funções importantes podem ser restauradas. A memória é preservada, acontece a regeneração muscular e os níveis de estresse são reduzidos. Se o corpo não descansar, ficará sobrecarregado e poderá cobrar de você no futuro!


Embora as dicas que mostramos por aqui sejam simples, elas já causam grande impacto no dia a dia das pessoas que buscam a prevenção de doenças. Afinal, prevenção e cuidado coexistem e fazem parte da vida de cada pessoa que busca a longevidade, para que possam se dar bem com você e com todos que você ama!


Gostou das nossas dicas? Então, agende seus exames de check-up com a CLAB e garanta os melhores cuidados para a sua saúde!


2 visualizações0 comentário