top of page

As 5 principais doenças da terceira idade.




Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), atualmente três quartos dos idosos brasileiros sofrem de pelo menos uma doença considerada crônica, como diabetes, hipertensão e surdez.


Com o declínio da taxa de natalidade e o aumento da expectativa de vida, as cidades e sociedades precisam estar cada vez mais preparadas para receber pessoas com mais de 60 anos e proporcionar-lhes uma melhor qualidade de vida.


De acordo com especialistas, dentre as doenças da terceira idade com maior taxa de mortalidade entre os idosos está a doença cardiovascular, que é uma combinação de DOC (Doença Arterial Coronariana) e AVC (Doença Cerebrovascular). A doença crônica mais comum é a hipertensão arterial.

Confira a seguir outras doenças que mais atingem pessoas da terceira idade!


1. Doenças cardiovasculares

Essas são as doenças com maiores taxas de mortalidade entre os idosos. Esse grupo cobre a DOC (Doença Arterial Coronariana), que afeta principalmente áreas do coração, como infartos e angina. Um dos fatores é o envelhecimento do próprio corpo, que leva ao endurecimento das artérias, o que pode levar ao aumento da pressão.


O sedentarismo, a obesidade e o tabagismo são alguns dos fatores que fazem com que o problema apareça ou se agrave. O AVC é um problema causado pela falta súbita de sangue no cérebro. O resultado dependerá de qual área do cérebro é afetada, o que pode causar problemas de movimento, fala e locomoção.


2. Diabetes mellitus

Com o envelhecimento e as mudanças físicas (como aumento da gordura e diminuição da massa muscular), o corpo também começa a não responder e processar a insulina, o que leva ao surgimento do diabetes tipo 2, que pode levar a efeitos em cascata, com consequências para os rins, coração e visão.


3. Catarata

Mais uma na lista das doenças da terceira idade, a catarata afeta uma parte do olho e age na lente chamada cristalino, que se tornou menos transparente com o passar dos anos, dando ao olho uma aparência opaca. O monitoramento constante pode identificar a doença em seus estágios iniciais, facilitando o tratamento. Devido à visão preudicada, a catarata pode gerar outro problema recorrente entre idosos que são as quedas constantes, que podem ocasionar em fraturas.


4. Enfisema pulmonar

É uma doença ligada aos pulmões, também conhecida como DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), ligada especialmente ao tabagismo ou exposição excessiva à fumaça. Algo que piora o quadro do paciente, conforme sua idade avança, é que ocorre uma mudança na fisiologia do órgão, facilitando o acúmulo de secreções e o tornando mais enrijecido.


5. Doença de Alzheimer

Não é um mal específico da velhice e não é normal para os idosos ter sintomas relacionados à demência. Quando isso acontece, é um sintoma de uma doença clínica e pode ser o indicativo da doença de Alzheimer, bem como a depressão e requer uma pesquisa médica para identificar o problema real.


Essas são as principais doenças da terceira idade. É importante destacar que, quanto mais cedo o diagnóstico é feito, mais efetivos serão os tratamentos. Por isso, é fundamental que pessoas da terceira idade façam exames de rotina frequentemente, como Hemograma, Gama GT, Creatina, Ácido Úrico, TSH e outros que possam identificar quaisquer complicações na saúde.


Agora que você já sabe quais são as principais doenças da terceira idade, conheça o Check-Up Pacote 60+ do CLAB e agenda já seus exames!


49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Anemia

bottom of page