top of page

Diabetes

A DIABETES é uma doença crônica que tem várias origens (genéticas, má alimentação, sedentarismo, obesidade) que provoca hiperglicemia (elevação da glicose/açúcar no sangue).


A DIABETES Mellitus é uma doença crônica provocada pela falta de insulina ou da incapacidade do organismo de utilizá-la adequadamente. A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, controla a quantidade de glicose no nosso sangue ou, em outras palavras, os níveis de açúcar.


O Brasil é o 5° maior país em incidência de DIABETES no mundo, com 16,


8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), perdendo apenas para a China, India, Estados Unidos e Paquistão.


A DIABETES é uma das principais causas da cegueira, insuficiência renal, ataque cardíaco, AVC (derrame), amputação de pernas, além de diminuir a qualidade e a expectativa de vida.


Fatores de risco:

Histórico familiar de DIABETES, envelhecimento (+45 anos), obesidade, sedentarismo, hábitos alimentares não saudáveis, dislipidemia (colesterol alto), Hipertensão (pressão alta), síndrome do ovário policístico.

Se você tem um dos sintomas ou algum dos fatores de risco acima, você deve procurar seu médico e fazer seus exames laboratoriais.


O tratamento para DIABETES é a mudança de estilo de vida (dieta, exercício físico, parar de fumar e medicação para diabetes).




8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Anemia

Comments


bottom of page