Buscar

Hábitos saudáveis previnem o câncer.




Câncer é o nome dado a mais de 100 doenças que tem em comum o crescimento desordenado de células formando tumores que afetam tecidos e órgãos. Essa doença ainda hoje intriga profissionais da saúde, médicos e cientistas por muitas vezes não existir um consenso do que a provoca, entretanto podemos citar alguns agentes comumente causadores como a radiação, vírus, substâncias químicas, mutações genéticas, condições imunológicas e hormonais.

A falta de informação sobre a causa de câncer gera um certo pessimismo em algumas pessoas que deixam de acreditar que a prática de hábitos saudáveis possa auxiliar diretamente na prevenção. É de extrema importância minimizar ou eliminar a exposição aos agentes carcinogênicos além de reduzir a vulnerabilidade individual aos efeitos destes agentes, portanto deixamos aqui algumas dicas de como prevenir a formação de cânceres.

Praticando exercícios físicos. O sedentarismo está associado a diversas doenças crônicas degenerativas, inclusive a fatores que facilitam o aparecimento do câncer. Faça caminhadas ao longo da semana, troque o elevador pelas escadas, pratique esportes, dança, frequente uma academia, pratique exercícios físicos que lhe tragam prazer. O exercício físico promove o equilíbrio hormonal, melhora o trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e mantém o peso corporal adequado. Manter-se ativo é crucial para uma vida longa e saudável.

Adquirindo hábitos alimentares saudáveis. Evite o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar, gordura, carne vermelha e de porco. Cuide da sua dieta dando preferência a ingestão rica em frutas, legumes, verduras e fibras. É extremamente contraindicado o consumo de alimentos processados – enlatados, embutidos, fast foods – pois são ricos em nitrosamina, substância cancerígena.

Não fumando.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o tabagismo é responsável por cerca de 90% de todos os cânceres de pulmão e é a principal causa de câncer evitável do mundo. O hábito traz consequências não só ao fumante, mas também a pessoas ao seu redor. Além do câncer de pulmão, o tabagismo tem relação direta com os seguintes cânceres: leucemia mielóide aguda; câncer de bexiga; câncer de pâncreas; câncer de fígado; câncer do colo do útero; câncer de esôfago; câncer nos rins; câncer de laringe; câncer de pulmão; câncer de boca; câncer de faringe; câncer de estômago

Fazendo sexo seguro. O papiloma vírus humano, mais conhecido como HPV é uma doença sexualmente transmissível e um dos principais responsáveis pelo aparecimento do câncer no colo do útero, vulva, pênis, ânus e garganta. Diferente de outras DSTs não é preciso haver troca de fluidos para a transmissão do HPV, o vírus é transmitido através do contato com a pele, portanto o uso da camisinha é um fator essencial na sua prevenção, inclusive durante a prática de sexo oral.

Mantendo seus exames sempre atualizados. Fazer exames de rotina é um hábito que pode ajudar na detecção do câncer em seu estágio inicial, condição primordial para um tratamento mais eficaz e cura. Consulte um médico regularmente, faça exames de próstata e autoexame nas mamas. Preste atenção no seu corpo e caso note algo fora do comum como uma mancha ou um caroço, vá urgentemente a um médico de confiança.

Evitando exposição solar em horários de pico. Use sempre protetor solar e evite a exposição ao sol das 10 às 16 horas. Os raios UVA e UVB costumam causar alterações celulares que levam ao aparecimento de câncer de pele. Se for inevitável a exposição solar nos horários de pico, não abra mão de utilizar barreiras físicas protetoras – chapéus, guarda-sol, barracas, etc.

Não abusando de bebidas alcoólicas. Além de aumentar as chances do aparecimento do câncer de intestino, fígado e esôfago, a bebida alcoólica potencializa os efeitos do tabaco. Seu consumo, em qualquer quantidade contribui para o risco de aparecimento de cânceres.


Vacinando.

A vacina contra HPV em meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos que se encontra disponível através do SUS e o exame preventivo Papanicolau previnem a formação do câncer de colo do útero e pênis. Já a vacina contra hepatite B evita a ocorrência de câncer no fígado.

A mudança de estilo de vida com a adoção de hábitos saudáveis não só previne o aparecimento de cânceres como desenvolve qualidade de vida evitando diversos outros tipos de doenças. Portanto cuide-se, tenha mais carinho com o seu corpo e receba de volta uma vida longa, feliz e saudável.



BDG-Brasil / Jornalista - Thamires Almeida


Referências:

A prevenção do câncer e a promoção da saúde: um desafio para o Século XXI. Maria Elisa Wotzasek Cestari, Márcia Maria Fontão Zago. Revista Brasileira de enfermagem. 2005.

www.inca.gov.br/causas-e-prevencao/como-prevenir-o-cancer

https://www.inca.gov.br/o-que-e-cancer

39 visualizações
Médicos

Exames
Serviços
Cadastro
Empresas
Exames
Serviços
Cadastro
Parceiros
Mídia
Serviços
Cadastro

SAC: 71 3535.0035

© 2018 - Clab Laboratório | Todos os direitos reservados  •  By - BDG Brasil